quinta-feira, 10 de novembro de 2011

projeto curso de informatica


1 – Título: Por um planeta mais feliz: leia, cante e brinque

APRESENTAÇÃO

Em decorrência do curso de inclusão digital e do tema proposto pela turma, sendo este adaptado à realidade da Escola Municipal Professor Paulo Grott, objetivando a importância da literatura, da música e da brincadeira nas séries iniciais do Ensino Fundamental, levando aos alunos o conhecimento do lúdico.
O projeto será desenvolvido nas turmas do 2º e 3º ano do 1º ciclo, demonstrando aos alunos a importância nos dias de hoje do uso da informática como um meio de comunicação que desperta interesses, descobertas, ampliando horizontes.

2 – Justificativa:
Em decorrência do curso de inclusão digital e do tema proposto pela turma, sendo este adaptado à realidade da Escola Municipal Professor Paulo Grott, objetivando a importância da literatura, da música e da brincadeira nas séries iniciais do Ensino Fundamental, levando aos alunos o conhecimento do lúdico.
Demonstrar aos alunos a importância nos dias de hoje do uso da informática como um meio de comunicação que desperta interesses, descobertas, ampliando horizontes.
3 – Objetivos:
3.1 – Reconhecer a importância da literatura, da música e das brincadeiras para a socialização da criança.
3.2 – Despertar o interesse do uso do computador na pesquisa de atividades lúdicas.
3.3 – Aprender a respeitar as regras específicas de cada brincadeira.
3.4 – Representar por meio de desenho as características de “ser criança”.
4 – Metodologia:
As atividades previstas serão desenvolvidas em sala de aula, no laboratório de informática e ao ar livre, conforme as orientações das professoras.
Na sala de aula serão feitos os trabalhos com cartazes, desenhos realizados pelos alunos, aulas expositivas, contação de estórias. No laboratório de informática as propostas serão as pesquisas referentes às regras das brincadeiras, bem como a elaboração de um boletim informativo. Ao ar livre será feito um rodízio de brincadeiras, englobando cantigas e literatura, tendo as professoras como orientadoras.
DESENVOLVIMENTO

No início do trabalho, para que o lúdico esteja presente, os alunos envolvidos serão organizados em equipes, em que as principais brincadeiras trabalhadas serão: corrida do saco, passa bola, leitura com música. As regras das brincadeiras serão pesquisadas na internet, no Laboratório de Informática. Posteriormente, os alunos terão a parte prática no pátio da escola, na quadra e no saguão. Nesse sentido, as professoras Aparecida, Denise e Sandra, coordenadoras de cada brincadeira, explicarão as regras antes das competições e os alunos serão levados a observá-las no momento em que estejam brincando.
Ao final, será feita uma avaliação de todas as etapas do trabalho, onde as referidas conclusões serão digitadas pelos alunos no Laboratório de Informática durante as aulas semanais. Os alunos, orientados pelas professoras, elaborarão um informativo da escola, com o objetivo de propagação de acontecimentos do cotidiano escolar.

5 – Avaliação:
A avaliação acontecerá em todas as etapas do trabalho desenvolvido no decorrer do













REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 – PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 146p.
2 -TORRES, Patrícia Lupion. Algumas Vias para Entreter o Pensar e o

Um comentário:

  1. Parabéns pela escolha do tema para o projeto, brincadeiras e músicas são o alimento da nossa infância e ficam gravadas em nossa memória para sempre!

    ResponderExcluir